Crossfit é indicado para iniciantes?
- Carlos Ignez
- Aug 31, 2019
- 3 min read
Updated: Jun 19, 2020
Para você que acompanha a evolução dos seus amigos no Crossfit, através das redes sociais, e tem curiosidade no treino, porém, está sedentário há algum tempo e teme que o nível de esforço e dificuldade exigidos estejam acima do que você pode aguentar, não se preocupe, você não está sozinho!
São muitas as pessoas que acham que, pelo fato de não estarem praticando nenhuma atividade física, ou não estarem praticando de maneira regular, que não terão condições de iniciar no Crossfit, por se tratar de uma atividade de alta intensidade.
Porém, calma! Apesar da inspiração no treinamento militar, o Crossfit tem o objetivo de melhorar o condicionamento físico de pessoas de diferentes faixas etárias, desde sedentários a atletas profissionais, aplicando a cada uma delas um tratamento personalizado, para que ela evolua dentro da modalidade respeitando o seu tempo, o seu corpo e principalmente a sua saúde.
Em outras palavras, fazer ou não fazer Crossfit acaba não sendo a pergunta mais importante a se fazer, nesses casos, pois não se trata de qual atividade você pode praticar, mas sim da intensidade dos seus primeiros treinos.
O Crossfit
Agora que você já sabe que não existem limitações para você começar no Crossfit, tem algumas coisas importantes que você precisa saber sobre ele: o Crossfit se baseia em três bases de exercício: movimentos funcionais, alta intensidade e variação constante.
Os movimentos funcionais são os que nos ajudam no dia a dia, e por isso se baseiam nos grupos musculares que mais utilizamos, o que significa dizer que essa classe de movimento pode ser transferida para as tarefas da sua rotina, tornando mais fácil algumas tarefas como, por exemplo, levantar e agachar para pegar objetos, correr para pegar o transporte público e subir e descer escadas.
A sua segunda base é de alta intensidade, e como o nome sugere, está associada aos exercícios que proporcionam maior queima de calorias, elaborados para se alcançar o melhor condicionamento físico. São eles os exercícios capazes de aprimorar aptidões, como capacidade cardíaca e respiratória, resistência, velocidade, potência, equilíbrio, entre outros.
Por fim, a terceira base é a variação constante, que está relacionada ao grande leque de atividades que essa modalidade permite. É uma forma de tornar o treino mais intenso, desafiador e quebrar a rotina que outras atividades possuem, como a musculação e os exercícios aeróbicos.
Juntos, esses três elementos permitem que o aluno alcance 10 capacidades físicas, que são o verdadeiro objetivo da modalidade. São elas:
· Coordenação;
· Equilíbrio;
· Flexibilidade;
· Agilidade;
· Velocidade;
· Potência;
· Precisão;
· Força;
· Resistência cardiorrespiratória;
· Resistência física muscular.
Que atividades essa modalidade engloba?
Basicamente, o Crossfit une em seus treinamentos exercícios de levantamento de peso olímpico, exercícios de ginástica olímpica, atividades que ajudam no condicionamento metabólico, como ciclismo, corrida, agachamentos ou remo, e exercícios feitos com o peso do próprio corpo do praticante.
Mas não para por aí! Ele também conta com exercícios realizados com o auxílio de cordas, bolas, pneus e elásticos. Por exigir bastante resistência, o crossfit também é utilizado no treinamento de profissionais como policiais, bombeiros e unidades do exército.
As aulas de crossfit duram, em média, 1 hora e são divididas em três partes: aquecimento, alongamento dinâmico e o que chamam de WOD (Workout of the Day), que traduzido significa “o treino do dia”.
Como começar?
Basicamente, a melhor forma para uma pessoa sedentária começar no CrossFit é deixando claro para os treinadores quais são seus objetivos e limitações. Contudo, antes de iniciar, é recomendável que antes se passe por alguma avaliação médica, até para passar informações precisas para o seu treinador. Com base nessas informações, eles poderão elaborar um treino específico para você, utilizando técnicas como o “scaling”, que consiste na adaptação e balanceamento do treino de acordo com as necessidades de cada pessoa.
O objetivo desta técnica é treinar os praticantes para que eles evoluam de forma progressiva, fazendo com que eles avancem apenas quando estiverem com o condicionamento físico e técnico necessário para o próximo nível. Para isso, é importante um treinador devidamente capacitado no treino de Crossfit, pois a implementação do “scaling” requer planejamento e experiência e consiste na avaliação de sua rotina de treinamento, registro de progressão e correção dos erros cometidos ao longo do treinamento.
Com isso, esperamos ter conseguido responder a sua pergunta e aplacar as suas dúvidas sobre esse assunto. Sim, pessoas sedentárias podem treinar CrossFit, desde que passem por uma avaliação médica e estejam sempre supervisionadas por profissionais qualificados durante os treinos!
Se ainda restou alguma dúvida e você ainda está se sentindo inseguro para começar no Crossfit, ou se deseja mais alguma informação, por favor, entre em contato conosco, que estamos preparados para atendê-lo! Esperamos que tenha gostado do conteúdo e continue nos acompanhando por aqui.
Informações para contato:
WhatsApp (18) 99821-0796
Comments