O que é GYM - ginástica olímpica?
- Carlos Ignez
- Aug 18, 2019
- 4 min read
Updated: Jun 19, 2020
Em algum momento da sua vida você já deve ter assistido a competição de ginástica artística nas Olimpíadas. Acrobacias encantadoras chamaram a atenção pela televisão e fizeram você parar para ver. A ginástica olímpica (GYM), como é conhecida no Brasil, tem mesmo esse poder de sedução.
São meninas e meninos dançando em saltos e pulando sobre equipamentos de forma inimaginável. Eles desafiam as leis da gravidade e ficam pendurados em argolas e barras fazendo manobras. Ao final, depois de todo aquele esforço, ainda caem em pé.
O esporte surgiu ainda na Grécia antiga, mas a modalidade só passou a integrar os jogos olímpicos em 1896. Nas competições, os atletas realizam uma apresentação de solo, onde apresentam uma coreografia compostas por acrobacias e movimentos de dança, durante 70 segundos para a prova feminina e 90 segundos para a masculina.
Também são realizadas provas de salto em uma mesa com mais de 1,2 metros. Os homens ainda participam das provas de cavalos com alças, argolas e barras paralelas. Para pontuar alto, eles precisam executar cada tarefa, a partir de evoluções em aparelhos, com equilíbrio e muita precisão.
"mas quem disse que não é possível aproveitar os benefícios do esporte?"
Agora você pensa: eu nunca conseguiria fazer aquelas peripécias. No nível de uma competição, como em qualquer outro esporte, seria preciso que você fosse atleta de alto rendimento, ou seja, se profissionalizasse no esporte, mas quem disse que não é possível aproveitar os benefícios do esporte?
Benefícios
Os exercícios da ginástica olímpica promovem flexibilidade, coordenação motora e equilibro. Ainda que o seu objetivo seja somente perder peso, o esforço que os atletas olímpicos fazem para permanecerem pendurados na barra ou argola é absurdo. Os músculos de todo o corpo ficam enrijecidos e a força imposta para isso é tremenda. Tudo isso, exige que o organismo queime muitas calorias.
Dentro do processo de aplicação da ginástica artística, a criança passa a conhecer o próprio corpo, tendo noção de quais são os seus limites e os movimentos, de fato, vão dos mais simples até os mais complexos, aumentando gradativamente seu repertório motor, como saltos; equilíbrio, coordenação motora e locomoções diversas que são fundamentais para a aprendizagem da criança.
Por ser um esporte que envolve saltos e outras modalidades perigosas, os praticantes, de fato, estão sujeitos a fortes impactos com chão, para atividades como essa, o E.V.A. tem sido utilizado na forma de tatames, promovendo segurança e conforto ao mesmo tempo. Tatames são vitais para forrar o chão de locais de treino, proporcionando segurança e cautela na prática do esporte.
GYM no Cross Training
Por isso, se pretende fazer uma atividade que te ajude a emagrecer está aí uma ótima alternativa. “Ah, mas essa é uma modalidade específica e difícil de encontrar em academias”. Então esqueça a ideia de passar dias na esteira e se jogue no Cross Training. O que tem a ver Cross Training com a ginástica? Te conto agora.
"Ela trabalha todos os músculos do corpo e, sim, ajuda a emagrecer"
O treinamento, conhecido pela alta intensidade, une movimentos da Ginástica Olímpica, Levantamento de peso e condicionamento metabólico. Ou seja, em uma aula de Cross Training, você estará fazendo exercícios da GYM. Ela trabalha todos os músculos do corpo e, sim, ajuda a emagrecer. É possível queimar em apenas uma hora de aula cerca de 400 calorias, apenas com exercícios da ginástica olímpica.
Pense nessa atividade associada ao treino de condicionamento metabólico e ao levantamento de peso. Você estará trabalhando a resistência muscular, ganhando flexibilidade e consciência corporal, além de aumentar consideravelmente, o gasto calórico. Pois toda a força colocada vai acelerar seu metabolismo.
E o conjunto de atividades diversas realizadas em um espaço curto de tempo pode contribuir efetivamente para aumentar seu gasto calórico e fortalecer a massa muscular do seu corpo.
Quer ver como funciona? Cada parte do seu treino será composta por exercícios das três modalidades, e cada uma delas tem objetivos diferentes no nosso corpo. Enquanto uma desenvolve a força, outra desenvolve equilíbrio e a outra, resistência.
Modalidades integrantes
Se você ainda tem dúvida sobre se vale a pena apostar no Cross Training, pense que terá a oportunidade de conhecer e praticar três modalidades esportivas diferentes em um só treino, desenvolvendo várias capacidades do seu corpo.
E não se preocupe com a tal intensidade que pode te assustar no primeiro momento. Ela vai sendo aumentada de acordo com seu processo de evolução. Os seus limites serão sempre respeitados, inclusive, essa deve ser uma exigência sua também. Aqui na Sparta, nós realizamos o Cross Training intercalando essas modalidades, conheça um pouco mais sobre cada uma delas:
GYM: esporte que trabalha todos os músculos do corpo, exigindo força e concentração, além de técnica, para a execução correta do movimento. O esforço aqui exigido ajuda a sustentar o peso da própria massa corpórea e a se manter equilibrado no equipamento. A alta intensidade dos movimentos promove aceleração do metabolismo, alto gasto calórico, flexibilidade corporal, equilíbrio e agilidade.
Levantamento de peso: Auxilia na construção e resistência muscular. A atividade exige técnica e força. Os resultados são ganhos de massa muscular e, consequente, redução da gordura no corpo. A massa muscular ajuda a proteger ossos e articulações de doenças e lesões. O desafio de levantar cada vez mais peso ajuda a estimular o praticante a buscar sempre melhorar seu desempenho. Por isso, também, é um exercício para a mente.
Em um artigo anterior, tratamos com detalhes esta modalidade e os seus benefícios, clique para mais informações: O que é LPO - Levantamento de peso olímpico?
Treino Funcional: Melhora a postura, fortalece a região abdominal. É a oportunidade de você construir aquele abdômen dividido. Sem falar que essa região protege a coluna vertebral e ajuda a sustentar o tronco. Promove maior consciência corporal e, o melhor, é dinâmico. Ainda melhora a condicionamento cardiorrespiratório. Se você nunca teve muita paciência para exercícios repetitivos, esse é um ótimo motivo para se dedicar a esse tipo de treino.
Também criamos um artigo detalhado sobre esta modalidade, clique no link para saber um pouco mais sobre esse assunto: O que é um treino funcional?
E então? Ginástica olímpica é uma opção para você? E o que você achou do treinamento integrado dela com as outras modalidades do Cross Training? Que tal conversar com um dos nossos instrutores e descobrir qual o melhor caminho para você? Entre em contato através de qualquer um dos canais abaixo que ficaremos felizes em atendê-lo!
Informações para contato:
WhatsApp (18) 99821-0796
Comments